quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Comemoração do "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência" na Biblioteca Escolar do AESB

No dia 3 de dezembro, comemorou-se o “Dia internacional da Pessoa com Deficiência”, nesse âmbito o grupo de Educação Especial do AESB fez questão de assinalar este dia com a realização de várias atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a existência de pessoas ”diferentes”, promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes às pessoas portadoras de deficiência, assim como promover a inclusão. Este dia ambicionou, igualmente, contribuir para uma reflexão acerca desta temática.
Durante a manhã, foi possível assistir, na B.E, a um Workshop de Língua Gestual, dinamizado por duas Terapeutas da fala, Ana Sofia Lopes (Psicoespaço) e Suzana Coelho, que deliciaram os presentes com noções básicas de língua Gestual. Foi também possível cantar “Bailando” de Enrique Iglésias e “Cinderela” de Carlos Paião adaptada ao português gestualizado, tendo-se verificado um grande entusiasmo por parte dos alunos que facilmente interiorizaram algumas técnicas de comunicação em Língua gestual. No final da manhã, alguns utentes do CAO da Sta. Casa da Misericórdia de Baião, brindaram os presentes com uma pequena dramatização (“Jogo de espelhos”) e ainda uma dança (“Dançando com a diferença”) tendo sido fortemente aplaudidos pelo público. Foram também distribuídos marcadores de livros, com mensagens alusivas ao tema da deficiência, elaborados pelos alunos com NEE e ainda por outros de diversas turmas (6º B; 7ºA, 9ºC e B2). Depois de uma pausa para almoço e como forma de encerramento da atividade, foi projetado o filme: “Cuerdas” de Pedro Solís procedendo-se a uma reflexão sobre o mesmo.
Um agradecimento muito especial à Sta Casa da Misericórdia, à Psicoespaço; à professora Bibliotecária, à Direção do AESB, às Terapeutas da fala, aos docentes e aos alunos (142 alunos) que colaboraram e tornaram possível esta iniciativa.
 Foi com grande agrado que todos contribuíram positivamente para a comemoração de um dia, nem sempre realçado com dignidade para quem nele se enquadra. Foi um momento diferente com o objetivo de lembrar que “Todos somos Diferentes e, na Diferença reside a nossa riqueza como seres humanos.”



 Dramatização apresentada por utentes do CAO ( Sta Casa da Misericórdia de Baião)




                                 



Intervenção de Suzana Coelho, Terapeuta da fala. 

(O momento alto foi a apresentação da música CINDERELA  de Carlos Paião adaptada ao português gestualizado e com símbolos SPC)


Intervenção da terapeuta da Fala, Ana Sofia Lopes ( Psicoespaço), sobre noções básicas de língua Gestual.




Utentes do CAO - " Dançando com a diferença"



Exposição de trabalhos realizados por utentes da Sta Casa da Misericórdia de Baião





Cartaz elaborado pelos alunos do 7º A





Marcadores de livros elaborados pelas turmas:  6º B, 7º A, B2 , 9º C e alunos com NEE.