sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Comemoração do "Dia Internacional da Pessoa com deficiência"

No dia 7 de dezembro, o grupo de Educação Especial do AESB comemorou o “Dia internacional da pessoa com deficiência”. Nesse âmbito, realizaram-se na Biblioteca Escolar várias atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a existência de pessoas ”diferentes”.
O Dr. Jorge Pereira, Psicólogo e colaborador da CERCIMARANTE, realizou uma palestra subordinada ao tema “Olhar a diferença com naturalidade”. Partindo de uma frase muito sugestiva, “As melhores coisas da vida não são coisas”, convidou os presentes a darem um abraço mostrando assim que esse gesto simples torna as pessoas mais felizes e é por isso importante sermos recetivos aos que nos rodeiam, sem preconceitos. Falou ainda dos diferentes tipos de deficiência e das causas inerentes dando algumas sugestões para agir face às dificuldades das pessoas com deficiência, focando que a "diferença" deve ser encarada com a maior naturalidade possível e que cabe a cada um de nós colaborar para uma sociedade mais inclusiva. Seguiu-se uma atividade de interação com os alunos presentes onde cada aluno deveria indicar pelo menos duas características físicas diferentes do seu colega ou melhor amigo. De seguida, foi apresentada uma coreografia realizada por um grupo de alunos de várias turmas tendo por base o vídeo promocional do Concelho “Baião Terra Mágica” sob a orientação da prof. de dança, Liliana Castro.Posteriormente, um grupo de utentes do Centro de relação Comunitária de Viariz apresentou uma dramatização de um conto extraído da Obra de António Mota “Outros Tempos” mostrando aos jovens presentes os seus talentos na arte de representar.
O Sr. Vereador da Educação, Dr. Pinho Silva, elogiou o trabalho de todos aqueles que se envolvem com os jovens, em particular os mais “especiais” sendo certo que “todos somos especiais por sermos únicos como pessoas". 
Terminou a atividade com a leitura de 4 poemas e um momento musical.
Foi uma manhã agradável onde foi possível relembrar que “Todos somos Diferentes e, na Diferença reside a nossa riqueza como seres humanos.”
Bem haja a todos (professores, alunos, etc...) os que colaboraram nesta atividade e que, de uma forma ou de outra, a tornaram possível. 
Aqui fica o registo de alguns momentos...

 
     
    
 


         
         
    
Apoio da Associação de Pais e Encarregados e Educação de Sta Marinha do Zêzere (PaisZêzere) - lembrança para os nossos convidados.
 
   

Sem comentários:

Enviar um comentário